Você pode SIM aliviar suas dores nas costas em casa!

Muitos adultos sofrem de dor nas costas, mas somente 1 em 10 consideram sua condição persistente e incapacitante.

Há muito tempo, estudos reconheceram que a atitude e as crenças do paciente em relação a sua dor podem influenciar muito em como controlá-la. Agora, uma nova pesquisa confirma que o nível de conhecimento sobre a sua condição também é crítica, bem como a vontade e capacidade do paciente de usar esseconhecimento.

Pesquisadores na Austrália examinaram a habilidade do paciente de encontrar, entender e usar informações sobre suas dores nas costas, um conceito que é conhecido como “alfabetização da saúde”.

Um alto nível de instrução em saúde tem sido associado a melhores resultados em pacientes com diabetes, artrite reumatóide, asma e outras doenças crônicas.

Para os estudiosos, a atitude pode influenciar tanto quanto fatores físicos. Você pode pedir a um paciente para se manter ativo, mas se ele não acreditar que o exercício vá ajudar ou achar que pode piorá-lo, ele não vai realizá-lo.

A pesquisa realizada descobriu que as pessoas que consideravam sua dor nas costas mais forte e incapacitante eram as mais propensas a acreditar que a razão para isso era física ou anatômica. Eles também eram os que menos acreditavam que um tratamento poderia ajudar.
Muitos pacientes tiveram problemas em encontrar, entender e usar a informação que receberam sobre sua condição, um problema mais comum aos que acreditavam que sua dor era mais incapacitante.

Saiba mais sobre a postura correta

Nas atividades do dia-a-dia, a própria pessoa, por meio de exercícios simples, pode – e deve – corrigir erros de postura e alinhar o corpo. Segundo Fisioterapeutas da Associação Fluminense de Reabilitação – AFR (www.afr.org.br) , este é um dos melhores remédios para se livrar das dores crônicas nas costas.
Confira algumas recomendações práticas dos Profissionais da AFR, conforme normas da Associação Americana de Terapia Física:

Errado

Passar o dia sentado atrás da mesa do escritório ou ao volante do carro pode levar a uma postura incorreta, com custo elevado para o organismo. Os ossos ficam desalinhados, músculos, articulações e ligamentos são sobrecarregados. O resultado muitas vezes vem em forma de dor e fadiga, compressão dos vasos sanguíneos.
· Ao usar o mouse, no computador, evite deixar o pulso arqueado para trás.
· Cuidado para não falar com o telefone apoiado entre o ombro e o pescoço.
· Evite manter o ombro desviado para frente.
· Quando estiver sentado, atenção para as costas mal apoiadas na cadeira, pois assim todo o peso se concentra na região lombar, gerando dor.

Certo

· Manter a postura correta exige condicionamento. É preciso estar atento. Uma postura saudável ajuda a preservar ossos e ligamentos e a usar os músculos apropriadamente.
· Ao usar o computador, é importante relaxar a pressão da mão sobre o mouse para liberar a tensão.
· Sentado ou em pé, os ombros devem ficar alinhados, o queixo precisa estar paralelo ao chão.
· Mantenha a espinha e a cabeça eretas.
· A postura correta mantém as curvaturas naturais e previne a tensão sobre a musculatura e os desvios posturais.

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