Perder alguns quilinhos pode reduzir incontinência urinária

Um novo estudo revela que mulheres com sobrepeso que têm problemas com o controle da bexiga podem diminuí-los apenas perdendo um pouco de peso.

O excesso de peso, particularmente no abdômen, é um fator de risco para a incontinência urinária. As pesquisas descobriram que derrubar os quilos extras pode ajudar a prevenir o problema ou reduzir os sintomas. No entanto, ainda não se sabe exatamente o quanto as mulheres precisam perder para ver uma melhoria significativa nos sintomas.

Mas alguns estudos sugerem que perdendo 5 a 10% do peso inicial é suficiente. É uma perda relativamente modesta, sendo que para uma mulher de cerca de 90 kg, isso significa perder menos de 5 kg.

Os pesquisadores acompanharam 338 mulheres com sobrepeso ou obesas com incontinência urinária. Elas foram designadas para um programa de perda de peso concentrado na dieta, exercício e mudança de comportamento, ou a um grupo de controle que recebeu apenas educação sobre estilo de vida e peso saudável. Durante 18 meses, as mulheres mantiveram diários de monitoramento semanal de seus sintomas de incontinência urinária.

Em geral, a pesquisa descobriu que, mesmo consideraram outros fatores que afetam o risco de incontinência urinária – como idade, tabagismo e ter tido gestações múltiplas – mulheres que perderam entre 5 e 10% de seu peso inicial tem 2 a 4 vezes mais probabilidade de ter uma redução significativa em seus sintomas de incontinência – uma redução de pelo menos 70% no número de episódios de incontinência que a mulher tinha a cada semana.

Dos participantes do estudo que perderam 5-10% de seu peso inicial, 54% relataram um grande declínio nos sintomas na marca de 18 meses, em comparação com 37% das mulheres que ganharam peso.

Grande perda de peso, no entanto, não pareceu trazer benefícios adicionais. Porém, os pesquisadores não podem descartar essa hipótese.

Os investigadores ressaltam que outros tratamentos para a incontinência urinária, incluindo medicação, visam apenas a própria condição. Perda de peso, por outro lado, tem um amplo espectro de benefícios para as pessoas acima do peso. Uma série de estudos descobriu, por exemplo, que a perda de peso de 5 a 10% pode ajudar a baixar a pressão arterial ou reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A queda sustentada da incontinência urinária é mais um item a ser adicionado à extensa lista de melhorias para a saúde associada com perda de peso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: